Fraga e Advogados

Pedidos de aposentadoria, auxílio-doença e BPC estão parados além do prazo permitido

Hoje mais de 720 mil pessoas que pediram benefício ao INSS esperam decisão há mais de 45 dias (período previsto em lei para análise do pedido), segundo o próprio instituto.

A Autarquia tem levado até 06 meses para analisar alguns pedidos e dar uma resposta ao segurado. Esses processos atrasados representam quase metade do total de 1,5 milhão que aguardam análise.

economia-previdencia-social-inss-20170317-001

“A grande demanda de requerimentos e constante redução do quadro de servidores tem elevado o tempo médio de análise, razão pela qual algumas espécies, tais como aposentadoria por tempo de contribuição e idade, possuem tempo médio de análise superior a seis meses”, refere a autarquia.

Os números do Boletim Estatístico da Previdência Social revelam a que a incapacidade do governo de dar vazão aos pedidos continua. Só no primeiro semestre deste ano, a quantidade de solicitações feitas ao INSS superou em 350 mil o número de respostas dadas pelo órgão.

O dado evidencia que, além de já haver grande estoque de pedidos sem resposta, ele tem aumentado a cada mês.

Além de atrapalhar quem aguarda aposentadoria ou benefício assistencial, a situação também prejudica as contas públicas. Isso porque a Previdência precisa pagar os valores atrasados com correção.

 

CONFIRA A ÍNTEGRA DA MATÉRIA EM:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/09/inss-atrasa-decisao-sobre-720-mil-beneficios-e-sofre-acao-na-justica.shtml